LOTA

lotaindia

Lota

O lota é um pequeno jarro d´água feito especificamente para desobstruir as vias nasais – para o que se pode chamar de “irrigação nasal”. Basta apenas encher o jarro com água morna e um pouco de sal e inserir o bico ou saída do lota nas narinas. Em seguida, você pode verter pelas narinas a quantidade de que quiser ou precisar.

O lota tem origem na tradição indiana do yoga e suas tradições milenares de saúde e consciência. O termo neti, que quer dizer “guiar”, refere-se à água, que guia ou leva consigo nossa energia pelas vias nasais e, ao fazê-lo, as desobstrui. O lota vem sendo usado há muito tempo como auxiliar das práticas de yoga, em especial para facilitar a respiração profunda. O lota, portanto, não é apenas um antigo segredo de saúde. Ele é recomendado por vários naturopatas e médicos modernos nos dias de hoje. É um instrumento de higiene pessoal simples, mas consagrado pelo tempo, que qualquer pessoa pode usar com vantagens. Hoje é possível encontra-lo não somente nos centros de yoga como também em lojas de alimentos naturais e de ervas em vários locais do pais, inclusive no “Harmonizar Espaço de Bem-estar”.yoga-jalaneti-lota

O lota é geralmente de cerâmica, embora tradicionalmente se usassem os jarros de metal. Parece um pequeno regador de plantas e, em geral, é menor do que uma caneca. Tem um pequeno bico que pode ser confortavelmente inserido numa das narinas para verter água.

O lota é um artefato conveniente que se pode transportar até mesmo em viagens. Muitas pessoas preferem ter um para as viagens e outro para usar em casa. Pode-se dizer que ele é tão importante para a limpeza das narinas quanto a escova de dentes para a limpeza bucal e deve fazer parte da higiene diária. Depois de usá-lo regularmente, você perceberá que seus hábitos de higiene matinais estarão incompletos sem ele.

Fonte: Frawley, David – Neti: segredos terapêuticos do yoga e do ayurveda.

Black_Badna-Bodna_BD


Categories: Sem categoria

Post Your Thoughts